terça-feira, 28 de junho de 2011

Visões de uma senese brasiliana


Siena é uma cidade e sede de comuna italiana na região da Toscana com cerca de 52.775 habitantes. Fica 34 Km ao sul de Florença (por volta de uma horinha), tem 118 Km² e faz fronteira com Asciano, Castelnuovo Berardenga, Monteriggioni, Monteroni d'Arbia e Sovicille.
Além das informações técnicas, Siena foi onde eu escolhi para morar 6 meses. Assim que cheguei na Piazza Gramsci e vi a beleza do lugar me encantei. Parecia que estava num cenário de filme, depois de 5 meses ainda me sinto assim! O clima medieval permanece, com todas as casas no mesmo estilo, antigas e de tijolinhos. Ela ainda não é um destino oficial de viagem de brasileiros. O que é uma pena, pois visitar Florença e não passar nem ao menos uma tarde em Siena é perder uma cidade única, cheia de tesouros escondidos. Morando aqui pude conhecer lugares que só os seneses, habitantes do lugar, conhecem e pouco a pouco vou mostrando pra vocês. Mas um lugar óbvio e muitíssimo especial é sem dúvida a Piazza del Campo.
Conhecida como a praça em estilo medieval mais bonita da Europa, é o seu principal ponto turístico e também onde ocorre o famoso Palio de Siena. Ele nada mais é que uma corrida de cavalos, que dura só 90 segundos, e ocorre todos os anos nos dias 2 de julho (tá quase chegando!) e 16 de agosto desde o século XVII. Dezessete bairros (contradas) participam da corrida, na verdade a corrida em si é feita somente por 10 cavalos, cada um de uma contrada de três regiões da cidade que são escolhidos por sorteio. Fiquei muito desapontada ao saber que minha contrada, La Torre, não vai participar esse ano. Ano que vem tô aqui de novo!
A festa mobiliza toda a cidade e a rivalidade é muito grande, até brigas acontecem. O ingresso pode custar em torno de 125 dólares e todo ano lota, mas se você como eu não tá afim de gastar essa grana é só se amontoar no meio da praça que é de graça. O engraçado é que o primeiro cavalo que chegar vence. Ok, o que tem de engraçado nisso? É que não importa se o cavaleiro está junto ou não.
Os preparativos estão a todo vapor: tambores, bandeiras e roupas tradicionais já podem ser vistos. Até as arquibancadas já foram montadas para o dia da festa. Um clima completamente diferente do que normalmente se vê na Piazza, meu ponto de encontro oficial com meus amigos. Nada melhor do que beber um vinhozinho, no frio, e una birra (cerveja) beeem gelada no calor e sentar lá a tarde ou a noite inteira conversando.
Logo, logo fotos do evento oficial que acontece em 3 dias!! Contagem regressiva: 3...






Um comentário: