segunda-feira, 27 de junho de 2011

Chez Cèleste

Ahhh Paris! Nunca tive muito fascínio por essa cidade como todos costumam ter. Mas foi nela que dei o primeiro passo nesse estranho continente. Um frio que nunca havia sentido em toda minha vida. Claro! Essa brasileira está acostumada com os 40° habituais do Rio de Janeiro e não aos 5° do inverno Francês. Mas mesmo com todo o frio, a cidade me surpreendeu: as pessoas, os sabores... tudo muito novo e muito lindo pra mim.
Voltar em menos de 6 meses não foi uma decisão muito difícil, ainda mais ao saber pelo meu querido amigo Tom, parisiense de nascença e carioca de coração, que estaria acontecendo a Fête de la musique, a Festa da Música.
Caminhava sozinha pelas ruas de Paris saindo do Canal Saint-Martin em direção ao Centre Pompidou, doce ilusão achando que era super perto, quando ouço a melodia da música Sampa de Caetano Veloso. Não muito segura se deveria desviar da minha rota, pois como diz a minha mãe eu nasci com o GPS quebrado, resolvi arriscar e entrei na rue de Nemours.
No restaurante Chez Cèleste tocava um sambinha do bom com direito a Carmem Miranda. Não consegui sair de lá. Primeiro estava de pé ouvindo a música mas logo me rendi. Puxei uma cadeira, pedi uma cervejinha e fiquei lá, só, ouvindo uma canção melhor que a outra: Brasil pandeiro, Coisinha do pai, Água de beber...
Brasileiro é assim: mal pode ver um conterrâneo que já sai batendo papo. Logo, conversei com os integrantes da banda, com a Dona Lucia, uma baiana que mora há 4 anos em Paris, e um grupo de três amigas paulistas que estavam lá especialmente para a festa.
Não podia deixar de conhecer também a Celeste, dona do restaurante. Uma senhora do Cabo Verde, país africano de língua portuguesa, que me indicou uma comida típica: cabrito com arroz. Muito bom!
Fica a dica para os viajantes: restaurante Chez Cèleste, 20 rue de Nemours. Preço justo, comida boa, ambiente super agradável e delicinha de música (cada dia um ritmo diferente e sambinha toda semana!)





Um comentário: