sábado, 19 de outubro de 2013

Menina na terra de Arnold Schwarzenegger.

É, essa menina está de volta por todo lugar. Dessa vez em terras um pouco mais frias e com uma língua um pouco mais diferente do que o italiano (pelo menos pra mim). Vivo agora em Graz, a segunda maior cidade da Áustria e a cidade natal de Arnold Schwarzenegger. Meu objetivo: experiência de vida, viver o amor, aprender alemão e arranjar um trabalho (não necessariamente nessa ordem).
Além do alemão, que por enquanto ainda estou no nível básico, tenho visto muitas diferenças culturais. Uma que me chama muita atenção é o trânsito. Aqui as pessoas respeitam as outras no trânsito! Pedestres têm prioridade e se não tem sinal mas tem faixa, você pode atravessar a rua sem medo, os carros não vão te atropelar. Só para você ter uma noção, perto da minha casa existe uma "área comum" para carros, ciclistas e pedestres. Não tem sinalização, todos podem seguir em todas as direções e adivinha: funciona!
Outra coisa que estou vivendo pela primeira vez é o outono, a estacão do ano em que as folhas das árvores mudam de cor e caem. Todos os dias os tons de verde vão ficando um pouco mais marrons, mudando a aquarela da natureza. É lindo de ver! 
Além de alimentar a mente, também alimento o corpo. Faço aulas de Jazz e Afro Jazz. Sim, uma professora austríaca tem me ensinado a sambar. Nem preciso dizer que sou a melhor da turma graças a querida Nazareth, que trabalha lá em casa há mais de 20 anos e me ensinou quando eu tinha uns 6.
Já fui na Oktoberfest de Munique, na Aufsteirern em Graz e por isso, tive oportunidade de usar "dindl", aquele vestido tradicional alemão que deixa as mulheres com peitos enormes.
É tudo muito novo, mas muito bom. Cada dia descubro uma novidade que adoro. A cada dia descubro melhor o meu caminho e os caminhos que devo seguir, literalmente e metaforicamente. Quem me conhece sabe que meu GPS pessoal veio com defeito.
A saudade é grande, mas a aventura vale a pena!

Auf Wiedersehen,

Lê.


Graz



Munique




2 comentários:

  1. Letícia, adoramos o seu texto, vamos te acompanhar.Desejamos todo SUCESSO na busca por seus sonhos! Bjs, Isa & Paulo

    ResponderExcluir
  2. Lindo saber das suas novas experiências e experimentações da vida! Morrendo de saudade sua, mas feliz demais por seus novos caminhos! Beijo no coração!
    Mari Florito

    ResponderExcluir